Workshop Fernão a Compostar

No dia 10 de dezembro de 2021, os alunos de Biologia e Geologia da Escola Secundária Fernão de Magalhães participaram num Workshop sobre Compostagem.

O Workshop decorreu entre as 10.25h e as 12.00h e contou com a participação empenhada dos membros do Clube de Ciências Experimentais da Fernão e dos alunos do ensino secundário (10ºE – curso Profissional de Técnico Auxiliar de Farmácia – e 12ºC), acompanhados pelas professoras Fernanda Azevedo, Maria dos Prazeres Guedes, Rosália Outeiro e Maria José Freitas. Neste Workshop, também estiveram presentes o Dr. Francisco Melo, o Dr. Nuno Chaves e a Dra. Tânia Oliveira, representando a Câmara Municipal de Chaves, e o Dr. Luiz Mário Carneiro, Diretor da nossa escola. A atividade foi dinamizada por Sofia Vogensen, do projeto Mobi Green da Generation Earth, e contou com o precioso contributo da Bióloga Carolina Bianchi, da MudaTuga.

O Workshop resultou da participação num concurso dinamizado pela Generation Earth no mês de dezembro de 2020, no qual participaram 32 alunos das várias escolas de Chaves, visando a criação de uma medida e do respetivo plano de implementação de modo a tornar a cidade num lugar mais sustentável.

Durante o mês de dezembro de 2020, as professoras Fernanda Azevedo e Maria dos Prazeres Guedes apresentaram o projeto às turmas 10º B, 11ºC e 11ºD, para avaliarem a possibilidade de os alunos poderem participar no Concurso Moby Green. Em janeiro de 2021, foi organizada uma sessão de esclarecimento onde os mentores, a diretora de conservação da ANP|WWF Portugal e o presidente da associação flaviense Inspira! puderam conhecer as equipas e dialogar sobre as ideias já desenvolvidas.

Os vencedores do concurso, os Fernão Compostor, foram os alunos Daniela Serapicos, Duarte Leite, Lucas Fernandes e Margarida Dias, do 11ºC do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, que apresentaram uma ideia que visa articular a promoção de sustentabilidade nas escolas do município de Chaves através da normalização de hábitos ambientalmente sustentáveis. Esta ideia consiste no aproveitamento dos desperdícios alimentares provenientes das cantinas das instituições educativas num centro de compostagem. O objetivo é substituir a acumulação de excedentes sem serventia por um sistema ecológico e rentável de transformação de vestígios biodegradáveis em compostos ricos em nutrientes para a melhoria do crescimento das plantas, sendo utilizados posteriormente para a fertilização dos recintos verdes do concelho, permitindo a substituição do uso de adubos químicos nos jardins da cidade.

A Câmara Municipal de Chaves, parceira fundamental do projeto, já instalou três compostores na nossa escola, dando cumprimento ao plano de implementação da proposta apresentada pelos nossos alunos vencedores, cuja inauguração foi oficialmente concretizada após o Workshop realizado no nosso Anfiteatro.

Este projeto estará aberto à participação de todos os alunos interessados e tem um caráter plurianual, pois a luta pelo Planeta não pode ser temporária nem se compadece com intermitências.

São estes pequenos gestos que contribuem para as grandes mudanças!

Ver mais fotos …

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *