VISITA À EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE RAÚL SILVA PEREIRA

No passado dia 4 de novembro, a turma A do 12.º ano visitou, com a professora de Português, Manuela Tender, a exposição de fotografia de Raúl Silva Pereira, que está patente ao público de 3 a 29 de novembro na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Chaves. O fotógrafo esteve presente para falar com os alunos sobre a sua fotografia e responder às questões do grupo sobre curiosidades suscitadas pelo conjunto de fotos expostas.

A iniciativa enquadrou-se no âmbito do projeto CULTUR’ARTE FERNÃO DE MAGALHÃES, do Plano Anual de Atividades, que visa promover o contacto estreito dos alunos do Agrupamento com manifestações culturais e expressões artísticas, levando-os a frequentar os espaços culturais do concelho, abrindo a escola à comunidade e proporcionando experiências de aprendizagem diferentes mas igualmente motivadoras e desafiantes que visam educar para uma cidadania plena, para a valorização da cultura e para a aquisição de hábitos culturais.

A nível de competências da disciplina de Português, além da interação verbal com o fotógrafo que tem visto o seu trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, será solicitada
à turma a elaboração de uma apreciação crítica sobre a exposição. Assim, a realidade circundante entra na sala de aula de forma mais autêntica e significativa.

Foi muito gratificante poder contar com a colaboração do fotógrafo Raúl Silva Pereira e ver os alunos desfrutar desta oportunidade de contacto direto com a obra de um artista flaviense e com o próprio de forma madura e responsável.

Manuela Tender

ver mais imagens