Teams

GIAE

EQAVET

Links

Menu

Pais

Os Diretores de Turma do 2º Ciclo, os Professores de Cidadania e Desenvolvimento e seus Alunos aceitaram o desafio de elaborar um “Estendal dos Direitos”, proposto pela Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens / CPCJ de Chaves, que todos os anos assinala, durante o mês de novembro, o Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. Depois de trabalhados e fortalecidos, na sala de aula, os direitos das crianças e a importância que os mesmos têm na comunidade e no mundo concluímos a atividade com o nosso “Estendal” que se encontra exposto na nossa escola.

Foi no passado dia 1 de outubro, aquando as comemorações do “Dia Mundial da Música” que a nossa escola recebeu a visita da “Escola de Música Mozart”. Na realidade muitos dos nossos alunos frequentam ambas as escolas e juntos podemos mostrar o que de melhor se faz no mundo da música.

Obrigada à “Escola de Música Mozart”, a todos os alunos e professores!

Outubro Rosa 2022

Mais uma vez, o nosso agrupamento vestiu-se de rosa e abraçou o Projeto “Outubro Rosa” da Liga Portuguesa contra o cancro. Foram várias as atividades realizadas ao longo do mês que levaram à concretização do objetivo proposto pela Liga: atingir os 350 000 passos, correspondendo ao número de mamografias realizadas em 2021. No total, o objetivo foi largamente ultrapassado: 823 445 passos.

Esta iniciativa teve, ainda, a colaboração da Saúde Escolar, nomeadamente a Enfermeira Carmo Soqueiro, e a participação especial de Leonel Fernandes, técnico de Saúde Ambiental e participante no “Master chef” que nos deixou uma receita “rosa” bem saudável, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Alimentação”. Para os alunos do 12.º C, que participaram no Peditório Nacional da Liga, fica um agradecimento especial.

Por fim, a professora Cristina Barbadães registou os vários momentos num ebook, que pode ser apreciado aqui.

https://read.bookcreator.com/zbxad9qxePPLIsNHQbHzupaCwSn2/01QYPCAnREW9_6_jj3CyCQ

Parabéns a todos!

Em parceria com a Biblioteca Escolar, no dia 16 de novembro, o 1º ciclo da E.B. de Vidago dedicou uma das suas aulas ao escritor José Saramago, que nasceu há um século atrás.

Para assinalar esta data, os alunos deste ciclo de ensino visualizaram a história “A Maior Flor do Mundo” e realizaram algumas atividades inerentes à mesma, conhecendo desta forma o autor e a obra literária. A leitura em simultâneo desta bonita história, permitiu a todos depois, trabalhar valores e recrear a sua imaginação.

Esta é uma comemoração assinalada por vários países com destaque para Portugal, Brasil e Espanha.

Assinala-se hoje, dia 16 de novembro, o centenário do nascimento do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura e autor de renome mundial. A turma A do 12.º ano associou-se às comemorações do Centenário de José Saramago com a visualização do documentário “Levantado do Chão – José Saramago”, que convidamos a visualizar no link abaixo para evocar a obra e a memória do único escritor português que foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura.  

Documentário “Levantado do Chão – José Saramago”:

Manuela Tender

De forma a sensibilizar para o risco sísmico, alunos, professores e funcionários, da EB de Vidago aderiram ao exercício de “Baixar, Proteger e Aguardar”.

Esta acção, organizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pretende todos os anos alertar a comunidade escolar sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. São três gestos que se resumem em BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR, que podem salvar vidas e foram aplicados com entusiasmo por todos os participantes.

Contatos

Projetos