Teams

GIAE

EQAVET

Links

Menu

Alunos

Outubro Rosa 2022

Mais uma vez, o nosso agrupamento vestiu-se de rosa e abraçou o Projeto “Outubro Rosa” da Liga Portuguesa contra o cancro. Foram várias as atividades realizadas ao longo do mês que levaram à concretização do objetivo proposto pela Liga: atingir os 350 000 passos, correspondendo ao número de mamografias realizadas em 2021. No total, o objetivo foi largamente ultrapassado: 823 445 passos.

Esta iniciativa teve, ainda, a colaboração da Saúde Escolar, nomeadamente a Enfermeira Carmo Soqueiro, e a participação especial de Leonel Fernandes, técnico de Saúde Ambiental e participante no “Master chef” que nos deixou uma receita “rosa” bem saudável, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Alimentação”. Para os alunos do 12.º C, que participaram no Peditório Nacional da Liga, fica um agradecimento especial.

Por fim, a professora Cristina Barbadães registou os vários momentos num ebook, que pode ser apreciado aqui.

https://read.bookcreator.com/zbxad9qxePPLIsNHQbHzupaCwSn2/01QYPCAnREW9_6_jj3CyCQ

Parabéns a todos!

Em parceria com a Biblioteca Escolar, no dia 16 de novembro, o 1º ciclo da E.B. de Vidago dedicou uma das suas aulas ao escritor José Saramago, que nasceu há um século atrás.

Para assinalar esta data, os alunos deste ciclo de ensino visualizaram a história “A Maior Flor do Mundo” e realizaram algumas atividades inerentes à mesma, conhecendo desta forma o autor e a obra literária. A leitura em simultâneo desta bonita história, permitiu a todos depois, trabalhar valores e recrear a sua imaginação.

Esta é uma comemoração assinalada por vários países com destaque para Portugal, Brasil e Espanha.

Assinala-se hoje, dia 16 de novembro, o centenário do nascimento do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura e autor de renome mundial. A turma A do 12.º ano associou-se às comemorações do Centenário de José Saramago com a visualização do documentário “Levantado do Chão – José Saramago”, que convidamos a visualizar no link abaixo para evocar a obra e a memória do único escritor português que foi distinguido com o Prémio Nobel da Literatura.  

Documentário “Levantado do Chão – José Saramago”:

Manuela Tender

De forma a sensibilizar para o risco sísmico, alunos, professores e funcionários, da EB de Vidago aderiram ao exercício de “Baixar, Proteger e Aguardar”.

Esta acção, organizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pretende todos os anos alertar a comunidade escolar sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. São três gestos que se resumem em BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR, que podem salvar vidas e foram aplicados com entusiasmo por todos os participantes.

Os alunos Sara Mota Gonçalves, do 12.º A, e Tiago Mota Gonçalves, do 10.º D, participaram como atores na peça do Teatro Fórum Boticas “Quem levou teus trinta ramos?”, representada no Centro Cultural de Chaves no serão do passado dia 4 de novembro.

Os dois irmãos vestiram a pele de velhinha católica a velar uma idosa em agonia (a Sara) e de Guarda da casa do Governador Civil (o Tiago) e estiveram muito bem nesta incursão pelo Teatro.

A convite da Sara e do Tiago, estiveram presentes no Auditório vários alunos do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães e eu própria, professora de Português da Sara, bem como alguns alunos das turmas dos jovens atores e de outras turmas.

Gostei muito de assistir a tão brilhante peça e de ver a participação dos nossos alunos. Parabéns!

Manuela Tender

No passado dia 4 de novembro, a turma A do 12.º ano visitou, com a professora de Português, Manuela Tender, a exposição de fotografia de Raúl Silva Pereira, que está patente ao público de 3 a 29 de novembro na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Chaves. O fotógrafo esteve presente para falar com os alunos sobre a sua fotografia e responder às questões do grupo sobre curiosidades suscitadas pelo conjunto de fotos expostas.

A iniciativa enquadrou-se no âmbito do projeto CULTUR’ARTE FERNÃO DE MAGALHÃES, do Plano Anual de Atividades, que visa promover o contacto estreito dos alunos do Agrupamento com manifestações culturais e expressões artísticas, levando-os a frequentar os espaços culturais do concelho, abrindo a escola à comunidade e proporcionando experiências de aprendizagem diferentes mas igualmente motivadoras e desafiantes que visam educar para uma cidadania plena, para a valorização da cultura e para a aquisição de hábitos culturais.

A nível de competências da disciplina de Português, além da interação verbal com o fotógrafo que tem visto o seu trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, será solicitada
à turma a elaboração de uma apreciação crítica sobre a exposição. Assim, a realidade circundante entra na sala de aula de forma mais autêntica e significativa.

Foi muito gratificante poder contar com a colaboração do fotógrafo Raúl Silva Pereira e ver os alunos desfrutar desta oportunidade de contacto direto com a obra de um artista flaviense e com o próprio de forma madura e responsável.

Manuela Tender

ver mais imagens

Contatos

Projetos