Visita de estudo a Coimbra

No dia 20 de maio de 2022, as turmas B e C do 10º ano de Ciências e Tecnologias concretizaram uma visita de estudo a Coimbra, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, lecionadas pelos professores Alcino Reis, Fernanda Azevedo, Paulo Leite e Rosália Outeiro.

A viagem decorreu sem qualquer perturbação inesperada e levou-nos diretamente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e à fascinante biodiversidade do seu enquadramento. Aí chegados, foi-nos proporcionada uma visita guiada muito instrutiva e sempre dirigida à sensibilização dos jovens para questões ligadas às temáticas ambientais e à adoção de comportamentos cívicos.

Quando a fome já avisava que eram horas de almoçar, acomodámo-nos num patamar do Jardim Botânico, onde desfrutámos das iguarias do nosso piquenique e do convívio agradável que se estabeleceu entre os vários grupos e turmas.

Depois desta pausa de confraternização, a visita guiada continuou no Museu da Ciência, mais especificamente no Laboratório Chimico, cujo imenso espólio deixa bem evidente o seu valor histórico e científico. Par completar esta experiência, os alunos puderam manusear e experimentar alguns instrumentos do espólio visitado.

No regresso, os participantes sentiram os primeiros sinais de cansaço, mas todos continuaram afoitos e ninguém deu o dia por desperdiçado. Pelo contrário, falava-se em novas visitas e, quase em surdina, pedia-se que o malfadado Vírus nunca mais virasse a nossa vida ao avesso.

ver mais imagens …