SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS

Três alunos do 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães participaram na sessão nacional do Parlamento dos Jovens deste ano: o Gonçalo Filipe Silva, na qualidade de Deputado porta-voz distrital, a Francisca Costa, como Deputada, e o Paulo Chaves como Jornalista. 

Durante dois dias, os jovens Deputados tiveram oportunidade de discutir e votar os projetos de recomendação distritais, na generalidade e depois na especialidade, tendo resultado dessas votações a proposta de recomendação nacional que integrou o contributo dos nossos alunos que foram como representantes do círculo eleitoral de Vila Real, juntamente com duas alunas do Pinhão, concelho de Alijó. A aprovação da recomendação nacional seguiu os trâmites da aprovação de um projeto de lei e permitiu aos alunos compreender como funciona este órgão de soberania e como são aprovadas as leis. Foram dias de intenso trabalho e de descoberta, mas também de convívio, partilha de saberes e experiências, momentos de lazer e confraternização.

A oportunidade de participar nesta iniciativa da Assembleia da República foi encarada pelos nossos alunos com muita responsabilidade e certamente foi uma experiência significativa que não esquecerão. 

Encerra-se aqui a participação do nosso Agrupamento na edição deste ano do Parlamento dos Jovens, que representou uma fase de importantes desafios e conquistas e, sobretudo, de muitas aprendizagens, para os nossos alunos. 

Agradeço a participação entusiástica de cada um dos alunos e a preciosa colaboração da Dra. Emília Sardinha e do Professor Roberto Serapicos, Subcoordenadores para o ensino básico e o ensino secundário, respetivamente, de uma disponibilidade permanente, bem como dos Diretores de Turma e da Direção do Agrupamento. 

Os caminhos do futuro abrem-se no presente e os nossos alunos chegarão mais longe se os incentivarmos e acompanharmos nestas caminhadas. Bem hajam!

Manuela Tender

Coordenadora  

ver mais imagens …