Teams

GIAE

EQAVET

Links

Menu

Pais

Revista Digital

Os alunos da turma 10. º E — Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Farmácia registaram em Revista Digital a sua participação em atividades e eventos ao longo do ano letivo 2021/2022. Podem espreitar!

Nos passados dias 30 de junho a 3 de Julho, decorreram as finais dos campeonatos de Iniciados nas modalidades de Futsal, Badminton, Ténis de Mesa, Basquetebol, Boccia, Voleibol e Ginástica, na cidade algarvia de Loulé, e o nosso agrupamento fez-se representar pela E.B. de Vidago por ter sida digna campeã distrital e vice-campeã regional norte da modalidade de Futsal masculino.

A comitiva de Vila Real constituída pela nossa equipa de futsal de Vidago e pelas equipas de ténis de mesa de escolas de Lamego e Resende partiram assim na manhã do dia 30, com muita esperança e expetativa de participar no maior evento do calendário do desporto escolar onde apenas lá chegam os representantes vencedores de cada uma das 5 zonas do continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve). Para além da participação nos jogos que definiriam a classificação final do quadro competitivo de futsal, a nossa equipa contou com um vasto e diversificado programa que preencheram os seus dias e tornaram inesquecível essa experiência por terras algarvias. Desde a receção de todas as comitivas no Aquashow, festa da ginástica na 2ª noite, festa final com música e DJ, ida à praia da Quarteira nos tempos livres, assistir às finais de algumas modalidades e participar nos seus respetivos jogos, os nossos alunos vivenciaram porventura a sua maior experiência num evento desta dimensão, que juntou mais de mil alunos, 250 professores e mais de uma centena de voluntários, pessoal da organização e ainda diversas personalidades representativas do Desporto, Educação e Autarquia. Quanto à competição do futsal, no final a nossa equipa obteve a classificação final nacional do 6º lugar, fruto de 2 derrotas e 1 empate nesta última fase, tendo sido a campeã nacional a Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, representante da região do Algarve.

No regresso à casa, era visível o cansaço acumulado nos alunos, pelos 4 dias intensamente vividos, mas a opinião unânime de que tudo valeu a pena, apesar de não terem trazido a tão almejada vitória final. Fica a experiência, a entrega, o desportivismo, o fair-play, a amizade, o companheirismo e a solidariedade demonstrados pela nossa equipa. Bem haja a todos os participantes e que um dia esta experiência se volte a repetir.

O Clube do Desporto Escolar, a Direção e toda a comunidade escolar do agrupamento endereça os Parabéns e estão gratos pela visibilidade (ver o Desporto Magazine da RTP2 numa das suas próximas edições) e digna representação que a equipa proporcionou.

ver mais imagens …

No passado dia 15 de junho, último dia de aulas para os 2º e 3º ciclos, decorreram as últimas atividades do calendário escolar do Clube do Desporto Escolar. Durante a manhã realizou-se a caminhada saudável, num percurso de 6 km pelas aldeias/freguesias de Vilaverde de Oura, Oura e Vidago, destinada a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos, professores acompanhantes e assistentes operacionais de apoio à atividade. A atividade, organizada pelo grupo de educação física, permitiu percorrer trajetos em piso variado (asfalto, terra batida, calçada), integrados nas paisagens adjacentes à zona da Ribeira de Oura, pinhal e ambiente rural das várias aldeias, iniciando e culminando na E.B.2,3 de Vidago. Foi oferecido aos participantes no início e final da caminhada, água e uma peça de fruta. Participaram na atividade cerca de 80 pessoas (alunos, professores, assistentes operacionais da comunidade escolar). O nível de dificuldade foi de grau fácil. A atividade decorreu conforme o programado, sem nenhum incidente de maior. No final desta atividade, realizou-se a entrega dos prémios de mérito desportivo paralelamente à entrega dos prémios de mérito escolar da Escola de Vidago, que visou destacar os alunos e equipas que se destacaram ao longo do ano letivo no Projeto do Clube do Desporto Escolar, tendo sido entregues as medalhas do corta-mato da fase escolar decorrido em Novembro passado e as medalhas e troféus de campeões distritais e vice-campeões regionais à equipa de futsal iniciados masculinos.

De referir que algumas medalhas e troféus respeitantes às prestações individuais e coletivas dos grupos/equipas de Golfe e de Futsal já foram entregues em cerimónias protocolares anteriores das CLDE´s de Vila Real e Douro e do Tâmega durante as respetivas finais das modalidades.

O Coordenador Técnico Adjunto da E.B. Vidago regozija-se pelo envolvimento de todos os alunos que participaram no Projeto do Desporto Escolar do Agrupamento, endereça as felicitações a todos quanto conseguiram feitos inolvidáveis nas suas prestações e deseja a toda a comunidade do desporto escolar umas boas férias e que regressem no próximo ano letivo com energias renovadas para mais um ano de Projeto do Desporto Escolar.

ver mais imagens …

O professor Pedro Cavadinhas, do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, selecionou e acompanhou os alunos do 11º ano de escolaridade, Francisco Costa, Beatriz Arribada e Luís Gonçalves, às semifinais das Olimpíadas de Física, tendo estas decorrido nas instalações da UTAD em Vila Real, no dia 23 de abril. Os alunos Luís Gonçalves e Beatriz Arribada foram apurados para a final nacional, tendo obtido as medalhas de prata e bronze respetivamente.

No dia 28 de maio decorreu, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, a final nacional das Olimpíadas de Física, tendo o aluno Luís Gonçalves sido selecionado para uma preparação, a decorrer no ano letivo de 2022/2023, com vista a uma possível participação nas Olimpíadas Internacionais (Japão) e Ibero-americanas (Argentina).

As Olimpíadas de Física têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia. São uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

Os alunos do 6º ano e seus encarregados de educação/pais, com a colaboração dos professores de Educação Tecnológica e Educação Visual, aceitaram o desafio das professoras de Educação Musical e construíram os mais diversos INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS DO MUNDO. Os trabalhos foram expostos na Escola de Vidago e na Escola Fernão de Magalhães, de 13 a 15 de junho.

Obrigada a todos pela participação e pelos belos trabalhos realizados!

Contatos

Projetos