Observação Astronómica no Forte de São Neutel

No dia 5 de novembro de 2021, os alunos de Biologia e Geologia da Escola Secundária Fernão de Magalhães participaram na Observação Astronómica Noturna, concretizada no Forte de São Neutel.

A Observação Astronómica decorreu entre as 21.00h e as 23.30h e contou com a participação empenhada dos membros do Clube de Ciências Experimentais da Fernão e dos alunos do ensino secundário (10º C, 11ºC, 12ºD e 10ºE curso Profissional de Técnico Auxiliar de Farmácia). Esta atividade, que foi dinamizada pelas professoras Fernanda Azevedo e Maria dos Prazeres Guedes, contou com o precioso contributo do Eng. Paulo Coimbra e com a colaboração dos docentes Cristina Chaves, Rosália Outeiro e José Carlos Costa.

Depois da chegada dos alunos e da adaptação à falta de luminosidade requerida para a observação, o Eng. Paulo Coimbra procedeu a uma breve e esclarecedora exposição acerca do sistema solar e dos objetivos da atividade. Em seguida, orientou uma breve observação do céu à vista desarmada, seguindo-se a observação binocular e, por fim, a observação do firmamento através do telescópio do Clube da escola.

Apesar de algumas limitações relacionadas com a poluição luminosa e com o frio noturno, a ausência de nebulosidade proporcionou condições muito favoráveis à observação de várias Constelações, de Plêiades e dos planetas Júpiter e Saturno.

As quatro dezenas de alunos integrados nesta atividade participaram de forma exemplar e entusiástica. Atendendo ao interesse dos alunos, assumimos o compromisso de reeditar uma nova Observação na Primavera.

Finalmente, queremos transmitir um agradecimento sincero ao Regimento de Infantaria 19, por colocar à nossa disposição as instalações do Forte de São Neutel e por ter a amabilidade de nos apoiar com a presença de dois elementos do Regimento.

ver mais fotos …