Teams

GIAE

EQAVET

Links

Menu

EQAVET – Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional

O Agrupamento de Escolas de Fernão de Magalhães está a implementar um sistema de garantia da qualidade, selo da qualidade. A garantia da qualidade na área da educação e formação tem vindo a ganhar centralidade no panorama das políticas educativas em todo o mundo, nomeadamente no âmbito da União Europeia. A questão, não sendo nova, revestiu-se de particular acuidade nas últimas décadas do século XX, em função das mudanças provocadas pela alteração do paradigma económico, técnico, e sociocultural que se designou de “globalização”.

Neste contexto, a questão da garantia e melhoria da Educação e Formação Profissional (EFP) ganhou relevo a nível europeu quando, às portas do século XXI, a Europa procurava caminhos para responder aos desafios da globalização e do envelhecimento da população. É assim que, em 2002, é lançado o Processo de Copenhaga que se propôs desenvolver instrumentos e princípios comuns com o objetivo de promover a transparência e a qualidade de competências e qualificações que facilitassem a mobilidade de pessoas na perspetiva da plena realização do Mercado Comum. Um dos instrumentos criados foi o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET) através da Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Junho de 2009.

Para organizar um processo de autoavaliação da garantia da qualidade é necessário: Integrar a autoavaliação na implementação do processo de garantia da qualidade EQAVET desde o início; Negociar com os stakeholders (internos e externo) a fim de decidir o que autoavaliar e mantê-los ao corrente do processo bem como dos resultados do exercício; Os indicadores EQAVET devem ser claramente entendidos e interpretados em conjunto com todos os stakeholders; Identificar um sistema/procedimentos para a recolha de dados para inputs, outputs e resultados como descritos nos indicadores EQAVET; Registar a informação de forma suficientemente detalhada para que esta possa servir não só como fonte para futuras ações de melhoria (e avaliações externas) mas também para ilustrar a responsibilização do operador; Verificar se os resultados estão diretamente ligados aos objetivos estabelecidos e a outros fatores que possam ter influência relevante no processo; O processo só ficará completo quando os resultados forem utilizados, por exemplo, na planificação de ações de melhoria da EFP e na organização do relatório sobre o processo de melhoria da qualidade.

Os indicadores EQAVET selecionados foram os seguintes:

– Taxa de conclusão em cursos de EFP (indicador n.º 4 do EQAVET)

a) Percentagem de alunos/formandos que completam cursos de EFP inicial (isto é que obtêm uma qualificação) em relação ao total dos alunos/formandos que ingressam nesses cursos.

 

– Taxa de colocação após conclusão de cursos de EFP (indicador n.º 5 do EQAVET)

a) Proporção de alunos/formandos que completam um curso de EFP e que estão no mercado de trabalho, em formação (incluindo nível superior) ou outros destinos, no período de 12-36 meses após a conclusão do curso.

 

– Utilização das competências adquiridas no local de trabalho (indicador n.º 6 do EQAVET)

a) Percentagem de alunos/formandos que completam um curso de EFP e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de Educação e Formação que concluíram.

b) Percentagem de empregadores que estão satisfeitos com os formandos que completaram um curso de EFP.

O que é o EQAVET


O EQAVET (acrónimo de European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training, em português Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional ) é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional.

Os Estados Membros são convidados a desenvolver e utilizar este instrumento, a título voluntário, sendo os seus principais utilizadores as autoridades nacionais e regionais, bem como os organismos públicos e privados responsáveis pela garantia e pela melhoria da qualidade no ensino e formação profissional.

O EQAVET salienta o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade ao nível do sistema e dos operadores de ensino e formação profissional.

Atribui um papel importante à autoavaliação sistemática e compreende mecanismos de avaliação interna e externa que devem ser definidos pelos Estados Membros.


Metodologia do EQAVET


O EQAVET propõe uma metodologia assente:

Num ciclo composto por quatro fases (planeamento, execução, avaliação e revisão).
Em critérios de qualidade e descritores indicativos para cada fase do ciclo.
Em indicadores comuns, de natureza qualitativa e de natureza quantitativa, que permitem avaliar os objetivos, os métodos, os processos e os resultados da formação. .

Equipa EQAVET

A Equipa EQAVET terá como função o processo de alinhamento da Educação e Formação Profissional (EFP) do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional – Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training).

 

Constituição da Equipa

Susana Santos – Coordenadora da equipa

Fernanda Azevedo

João Franco

Luísa Reis

Marco Bernardes

Pedro Cavadinhas

Roberto Serapicos

Indicadores EQAVET

Taxa de conclusão dos cursos

Taxa de colocação após conclusão de cursos EFP

Utilização das competências adquiridas no local de trabalho

Informação EQAVET

Atividades e projetos

Aquavalor (16.05.2022)

Rede Hidrográfica e os coletores pluviais no espaço urbano (16.05.2022)

Fórum da Educação (06.05.2022)

CP Proteção Civil - Utilização de extintores (05.05.2022)

Visita Escola Superior de Saúde (30.04.2022)

Visita do IPB - Divulgação das ofertas (28.04.2022)

Visita Termas Romanas (08.04.2022)

Palestra ex-alunos (01-04-2022)

PROMOVER A EMPREGABILIDADE (26.03.2022)

FeelChaves! Técnico de Desporto (25.02.2021)

Curso Profissional de Proteção Civil

Técnico de Desporto - Visita de Ivo Tavares (04-11-2019)

Técnico de Desporto SBV (06-05-2019)

Rilhadas (29-04-2019)

Técnico de Desporto - UTAD (25-03-2019)

Técnico de Gestão Desportiva (2015-2018)

Stakeholders

Projetos internacionais

Contatos

Projetos