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Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital nas Escolas

A nossa escola, à semelhança de todas as escolas públicas, foi convidada a criar um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). Este deve ter como base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg.

Mas vamos decifrar siglas…

PTD - Plano de ação para a Transição Digital

Desígnio nacional para responder a compromissos europeus, com o objetivo de desenvolver as competências digitais dos docentes para que possam utilizar as tecnologias digitais em contexto profissional

CD - Competência Digital

Genericamente definida como a utilização segura, crítica e criativa das tecnologias digitais para alcançar objetivos relacionados com trabalho, empregabilidade, aprendizagem, lazer, inclusão e/ou participação na sociedade

Check-in

A famosa ferramenta de avaliação da competência digital dos docentes (permite a cada docente autoavaliar-se e aos Centros de Formação integrar os professores em oficinas de formação organizadas em 3 níveis de proficiência

PADDE

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (apenas os escolhidos pelas direções dos Agrupamentos conhecem bem este documento, mas, a partir de setembro será um documento estruturante da ação das escolas

SELFIE

Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies (ferramenta que permite às escolas autorefletirem sobre a utilização que fazem da tecnologia educativa no processo de ensino, aprendizagem e avaliação

DigCompEdu

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (define as competências digitais que os educadores devem desenvolver, para todos os níveis de educação

DigCompOrg

Quadro Europeu para as Organizações Educativas Digitalmente Competentes (referencial europeu que define as competências digitais que as escolas devem procurar alcançar, ao nível do ensino e da aprendizagem

O nosso PADDE só será possível de concretizar se toda a comunidade educativa se envolver de forma ativa e interessada nas diversas fases do plano:

1-Recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico SELFIE e Check-In e tendo em conta o histórico da escola;

2-Análise dos dados: tendo em conta a análise dos dados recolhidos na fase de diagnóstico-interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;

3-Elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola;

4-Planeamento: cronograma de ações e implementação, de acordo com as prioridades definidas;

5-Comunicação: divulgação à comunidade do trabalho em curso;

6-Monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

Cronologia

A nossa SELFIE

Numa primeira fase, o projeto inclui a análise dos resultados obtidos através do da ferramenta de diagnóstico, autorreflexão e autoconhecimento SELFIE – ferramenta da Comissão Europeia disponível em português, devidamente testada, validada e implementada em diversos países – concebida para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital e que permite identificar os pontos fortes, as áreas que requerem melhoria e as prioridades de cada organização educativa no âmbito do digital.

PARA QUE TUDO ISTO SEJA POSSÍVEL, SEREMOS TODOS CHAMADOS (DOCENTES E DISCENTES) A DAR O NOSSO CONTRIBUTO, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE IREMOS RECEBER, BREVEMENTE, NO NOSSO ENDEREÇO DE CORREIO DIGITAL INSTITUCIONAL!

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