Dia Internacional da Matemática e do π

Todos os dias são matemáticos e a Matemática é de todos os dias! 14 do 3 é apenas uma aproximação do seu infinito, assim como 3,14 para o interminável caminho do π ou 21 do 3 para as 21 + 3 horas de Poesia de cada dia e 8 do 3 para as 8×3 horas das mulheres em todos os dias e que especialmente aniversariam nesse pelo grito de “Pão e Paz” de 8 de março de 1917 e que deve ser grito e verso de todos os dias! E, porque março assim quis ligar estas 4 infinitudes, no dia da Matemática e do π de 2022, desafiamos-te a resolver o desafio ππões deste mês, a percorrer a álgebra do filme sobre Hipátia de Alexandria, considerada como uma das πoneiras mulheres matemáticas, numa época onde pouca razão matemática apoiava a razão e desafiamos-te ainda a (re)calcorrear o infinito π da poesia, começando, neste ano, pela casa decimal de Fernando Pessoa, já que Pessoa, tal como π, πncelam o infinito!

∞ Pelo apelo racionalmente infinito de “Pão e Paz” de todas as mulheres, em dias de tanta irracionalidade, que nada tem a ver com a de π:
■ Filme Ágora – Hipátia de Alexandria → https://www.youtube.com/watch?v=lja2D8-tB7s

∞ Pelo infinito de π em Pessoa:
πterónimos
π, quantos heterónimos vivem em ti?
Serão tantos como as tuas casas decimais?
Serão, como tu, dízimas infinitas irracionais?
Tantos como π em Pessoa ou como Pessoa em ti?
Álvaros, Ricardos, Albertos, Pessoas em ti
Ou sem ti, que amais
Ou que odiais
No desespero infinito que vive em ti!
Giras nas vidas de cada um
Como circunferências que medes…
Mas, não cabes em nenhum!
E sem rumo sucedes
O teu infinito incomum…
E a ti mesmo te excedes!
Pseudónimo: πedade πa

∞ Pela Poesia de todos os momentos, no dia 21 de março, πntaremos mais uma casa decimal de π em Pessoa, com poemas, cheios de Pessoa em π, πntados por πntores do 12º ano!

∞ Vive infinitamente este dia como se infinito fosse!

Leave a comment

Your email address will not be published.