CARLOTA AMORIM ELEITA PRESIDENTE DA MESA DA SESSÃO DISTRITAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS

Carlota Amorim, aluna do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, foi a candidata do Agrupamento à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, no Ensino Secundário, e foi eleita Presidente de Mesa pelos seus pares.  

O processo de eleição dos membros da Mesa decorre em fase prévia à Sessão Distrital e integra três fases: uma primeira fase de perguntas a cada candidato, seguida de uma segunda fase de debate entre os candidatos e de uma prova de leitura, para avaliar capacidades de expressão e liderança,  conhecimento das regras regimentais de condução dos trabalhos da Sessão e competência na área da leitura; e, por fim, uma terceira fase de eleição do Presidente, Vice-Presidente e Secretário(a) da Mesa da Sessão Distrital, que determinou a vitória da aluna Carlota Amorim, que será a Presidente da Mesa na próxima Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, o que muito honra o Agrupamento e o concelho de Chaves. 

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que visa educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, e procura dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. Congratulamo-nos com o interesse e participação dos alunos do Agrupamento e com tão digna representação e eleição. À Carlota, os nossos parabéns e votos de muito sucesso nas próximas etapas do programa. 

Manuela Tender