Campeonatos Nacionais Iniciados do Desporto Escolar

Nos passados dias 30 de junho a 3 de Julho, decorreram as finais dos campeonatos de Iniciados nas modalidades de Futsal, Badminton, Ténis de Mesa, Basquetebol, Boccia, Voleibol e Ginástica, na cidade algarvia de Loulé, e o nosso agrupamento fez-se representar pela E.B. de Vidago por ter sida digna campeã distrital e vice-campeã regional norte da modalidade de Futsal masculino.

A comitiva de Vila Real constituída pela nossa equipa de futsal de Vidago e pelas equipas de ténis de mesa de escolas de Lamego e Resende partiram assim na manhã do dia 30, com muita esperança e expetativa de participar no maior evento do calendário do desporto escolar onde apenas lá chegam os representantes vencedores de cada uma das 5 zonas do continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve). Para além da participação nos jogos que definiriam a classificação final do quadro competitivo de futsal, a nossa equipa contou com um vasto e diversificado programa que preencheram os seus dias e tornaram inesquecível essa experiência por terras algarvias. Desde a receção de todas as comitivas no Aquashow, festa da ginástica na 2ª noite, festa final com música e DJ, ida à praia da Quarteira nos tempos livres, assistir às finais de algumas modalidades e participar nos seus respetivos jogos, os nossos alunos vivenciaram porventura a sua maior experiência num evento desta dimensão, que juntou mais de mil alunos, 250 professores e mais de uma centena de voluntários, pessoal da organização e ainda diversas personalidades representativas do Desporto, Educação e Autarquia. Quanto à competição do futsal, no final a nossa equipa obteve a classificação final nacional do 6º lugar, fruto de 2 derrotas e 1 empate nesta última fase, tendo sido a campeã nacional a Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, representante da região do Algarve.

No regresso à casa, era visível o cansaço acumulado nos alunos, pelos 4 dias intensamente vividos, mas a opinião unânime de que tudo valeu a pena, apesar de não terem trazido a tão almejada vitória final. Fica a experiência, a entrega, o desportivismo, o fair-play, a amizade, o companheirismo e a solidariedade demonstrados pela nossa equipa. Bem haja a todos os participantes e que um dia esta experiência se volte a repetir.

O Clube do Desporto Escolar, a Direção e toda a comunidade escolar do agrupamento endereça os Parabéns e estão gratos pela visibilidade (ver o Desporto Magazine da RTP2 numa das suas próximas edições) e digna representação que a equipa proporcionou.

ver mais imagens …