Alunos do 5.º ano animam Largo General Silveira num desfile com materiais reciclados

O desafio foi lançado pela equipa “Viver a Sociedade”, do nosso Município, e o tema não podia ser mais atual. A importância da reutilização e reciclagem é, sem dúvida, uma prioridade. Vivemos num mundo de desperdício, de consumo e de comodismo, com pouca sensibilidade aos problemas ambientais e às alterações climáticas.

A atividade consistia na consciencialização da Comunidade para a temática mencionada e nada melhor que um desfile para chamar à atenção! Assim, os alunos das turmas de quinto ano da escola Fernão de Magalhães e da escola de Vidago escolheram um tema e lançaram-se ao corte e costura…

Com o apoio dos seus diretores de turma e as suas famílias, os alunos planificaram e executaram trajes e acessórios, partindo de desperdícios ou de materiais que seriam… para o lixo, confecionando fatos, trajes e acessórios muito originais.

O desfile decorreu no Largo General Silveira, as nossas “Freiras”, onde os presentes, pais, professores, assistentes, alunos e restante comunidade, puderam deliciar-se com uma passarela cheia de cor, música e muita animação.

O júri, composto pelo representante do Município, Dr. Maciel Duque e pelos professores de Educação Visual, Jaime Rodrigues e Cristina Anes, não tiveram tarefa fácil na hora da decisão, mas acabaram por deliberar da seguinte forma: o primeiro prémio, uma visita ao Museu interativo Word Discouveries, no Porto, foi atribuído ao 5.ºB; o segundo prémio, uma visita ao Sea Life, no Porto, foi atribuído ao 5.ºA; por fim, o 3.º lugar, uma visita à Resinorte, em Boticas, foi atribuído às turmas dos 5.ºC e D.

Uma manhã diferente e muto divertida! Estão todos de parabéns!