ALUNOS DA FERNÃO DE MAGALHÃES REÚNEM MAIS DE “3815 SORRISOS” PARA O BEBÉ MATEUS

Foi com muito orgulho que os alunos da Escola Secundária Fernão de Magalhães formaram “um exército de amor” para ajudar o pequeno Mateus e a sua mãe!

O Mateus, um menino da nossa cidade, com apenas três anos e que padece de doença rara e degenerativa, foi o mote para uma onda de solidariedade sem precedentes, com a finalidade de ajudar a suportar os custos das suas terapias e das suas necessidades mais básicas.

Lançado o desafio, a Associação de Estudantes, a turma de espanhol de 12.º ano, a direção do Agrupamento e o PES (Plano de Educação para a Saúde) levaram a cabo um projeto que envolveu toda a Comunidade Educativa. Depois de solicitada ajuda ao comércio local e a empresas da nossa cidade, as quais colaboraram com bens e serviços, transformados em prémios, iniciou-se um processo de venda de rifas, o qual envolveu todos os alunos da Escola e o qual reverteu na totalidade para o Mateus.

Os alunos, desde o 5.º ao 12.º ano, mobilizaram-se, de forma voluntária, por uma causa, a qual será registada no seu certificado digital de conclusão de 12.º ano, envolvendo as suas famílias, os seus amigos, os seus vizinhos e até desconhecidos. A dedicação e carinho com que se envolveram neste projeto merece um grande destaque, o qual foi, desde logo, reconhecido pelo diretor do Agrupamento, Professor Luiz Mário Carneiro, quem, dirigindo-se aos alunos, referiu que “é importante lembrar que é com estas iniciativas que vocês vão crescer como exemplo para a restante sociedade e também como bons meninos, boas pessoas e bons cidadãos. É muito importante que as Associações de estudantes se envolvam cada vez mais nestas iniciativas de cidadania para que também o espírito de solidariedade cresça com vocês. Estão, sem dúvidas, de parabéns!” O Presidente da Associação de Estudantes, Gonçalo Andrade Lobo agradeceu todo o apoio conseguido junto das lojas e das empresas, mas salientou o grande envolvimento de todos os colegas, transmitindo o grande orgulho na escola e enaltecendo o sentimento de “dever cumprido”.

O sorteio foi feito com a presença de vários alunos, de elementos da direção e da Coordenadora do PES e no qual se arrecadaram para o Mateus, mais de 3815€, os quais foram depositados na sua conta solidária. Este grupo de alunos conseguiu ainda o apoio da Leroy Merlin de Chaves, empresa que se disponibilizou na mudança/ melhoria de uma divisão na casa do Mateus, assim como da Alto Tâmega TV, empresa que apoiou o processo de divulgação do projeto. O comércio local permitiu a junção de vários produtos para um primeiro prémio, a cabeleireira Cristina Campos com a doação de equipamento de cabeleireiro para o segundo prémio, o salão Paris e a clínica da Raposeira colaboraram com o terceiro prémio e, por fim, o restaurante “Três sete” que ofereceu o quarto prémio.

Estão de parabéns os alunos da Escola Secundária Fernão de Magalhães. Ao Mateus e à sua grande mamã, a Maria Terra, fica um beijinho do tamanho do mundo, daquele que é, a partir de agora, mais um dos seus exércitos de amor!