Aluno da Fernão de Magalhães selecionado para a preparação das Olimpíadas Internacionais de Física

O professor Pedro Cavadinhas, do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, selecionou e acompanhou os alunos do 11º ano de escolaridade, Francisco Costa, Beatriz Arribada e Luís Gonçalves, às semifinais das Olimpíadas de Física, tendo estas decorrido nas instalações da UTAD em Vila Real, no dia 23 de abril. Os alunos Luís Gonçalves e Beatriz Arribada foram apurados para a final nacional, tendo obtido as medalhas de prata e bronze respetivamente.

No dia 28 de maio decorreu, no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, a final nacional das Olimpíadas de Física, tendo o aluno Luís Gonçalves sido selecionado para uma preparação, a decorrer no ano letivo de 2022/2023, com vista a uma possível participação nas Olimpíadas Internacionais (Japão) e Ibero-americanas (Argentina).

As Olimpíadas de Física têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia. São uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.